Patologias Frequentes

voltar

Patologias Traumáticas nas Mãos e Punhos

Dr. Max Lopes Jr, Cirurgião da Mão. Fique por dentro das novidades em Ortopedia e Traumatologia! Dicas, tratamentos e avanços médicos...

As patologias traumáticas nas mãos e punhos são lesões decorrentes de impactos diretos, quedas, acidentes ou esforços excessivos que podem causar danos a ossos, ligamentos, tendões e articulações.

Entre as mais comuns estão fraturas, luxações, lesões ligamentares e lesões por esmagamento. Essas lesões podem ocorrer em diversas situações, como em atividades esportivas, acidentes de trabalho ou domésticos, sendo frequentes entre praticantes de esportes de contato ou que envolvem grande esforço manual, como o futebol, tênis e artes marciais.

Tratamentos

O tratamento de patologias traumáticas depende da gravidade e tipo de lesão. Lesões leves podem ser tratadas com imobilização, repouso, fisioterapia e medicamentos para controle da dor e inflamação.

Já lesões mais graves, como fraturas ou rupturas ligamentares, podem exigir intervenções cirúrgicas. A artroscopia é uma das técnicas mais indicadas para o tratamento de lesões traumáticas nos ligamentos e articulações, por ser minimamente invasiva e permitir uma recuperação mais rápida. Nos casos de fraturas, a fixação com placas, parafusos ou pinos pode ser necessária para garantir a correta consolidação óssea.

Patologias Não Traumáticas nas Mãos e Punhos

As patologias não traumáticas nas mãos e punhos são condições que surgem sem a necessidade de um impacto ou acidente. Elas geralmente estão associadas ao desgaste natural das articulações, movimentos repetitivos, inflamações e doenças degenerativas.

Entre as patologias mais comuns estão a Essas condições afetam tanto pessoas que realizam atividades repetitivas no trabalho quanto aquelas que praticam esportes ou atividades que sobrecarregam as articulações e tendões das mãos e punhos.

Tratamentos

O tratamento de patologias não traumáticas costuma envolver uma abordagem conservadora, com o uso de anti-inflamatórios, fisioterapia, mudanças nos hábitos diários e uso de órteses para aliviar os sintomas.

Em casos mais avançados, onde há compressão de nervos ou desgaste significativo das articulações, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica. Técnicas modernas, como a endoscopia e artroscopia, podem ser utilizadas para tratar condições como a síndrome do túnel do carpo e lesões degenerativas com menor invasão, promovendo uma recuperação mais rápida e menos dolorosa.

Patologias Congênitas nas Mãos e Punhos

As patologias congênitas nas mãos e punhos são condições presentes desde o nascimento, resultantes de malformações durante o desenvolvimento fetal.

Essas anomalias podem afetar a estrutura óssea, muscular ou dos tecidos moles das mãos e punhos, causando limitações funcionais e estéticas. Entre as patologias congênitas mais comuns estão a polidactilia (dedos extras), sindactilia (dedos unidos), ausência de dedos e malformações que afetam o desenvolvimento dos ossos e articulações.

Tratamentos

O tratamento para patologias congênitas varia de acordo com a gravidade da condição. Em muitos casos, intervenções cirúrgicas são necessárias para corrigir as anomalias e restaurar a funcionalidade da mão.

Cirurgias realizadas durante a infância podem promover um desenvolvimento mais natural da mão, ajudando o paciente a ter uma vida normal. Além da cirurgia, a reabilitação com fisioterapia é fundamental para recuperar a força e a mobilidade, garantindo o máximo de funcionalidade possível para a mão ou punho afetado.

plugins premium WordPress